domingo, 18 de fevereiro de 2018

Arte, Cultura e Estética (bibliografia básica e complementar)

Bibliografia de ARTE, CULTURA E ESTÉTICA


1ª Aula - Grécia Antiga
Representações artísticas na Grécia
Estatuária grega

Bibliografia:
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. 16ª. Edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.
Capítulos a ler:
Cap. 3, "O grande despertar" (p.38)
Cap. 4, "O reino do Belo" (p.53)

2ª Aula – Roma Antiga
Representações artísticas na Grécia
Estatuária grega

Bibliografia:
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. 16ª. Edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.
Capítulos a ler:
Cap. 4, "O reino do Belo" (p.53)
Cap. 5, “Conquistadores do mundo” (p.67)

3ª Aula – Princípios da arte cristã medieval: Arte Bizantina e Arte Gótica
Influência da arquitetura romana nas basílicas bizantinas
As particularidades da pintura bizantina
Breve histórico das iluminuras medievais

Bibliografia:
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. 16ª. Edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.
Capítulos a ler:
Cap. 6, "Bifurcação de caminhos" (p.82)
Cap. 8, “A arte ocidental em fase de assimilação” (p.100)
Cap. 9, “A igreja militante” (p.112)

4ª Aula  – Renascimento
A retomada do classicismo durante o renascimento italiano
As particularidades da pintura renascentista

Bibliografia:
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. 16ª. Edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.
 Capítulos a ler:
Cap.12, "A conquista da realidade" (p.154)
Cap.15, “A realização da harmonia” (p.202)

5ª Aula – Barroco
A transição do renascentismo para o barroco e o naturalismo
Contexto histórico do barroco (Reforma Protestante e Contra-Reforma)
Características da pintura de Caravaggio, Rubens, Frans Hals, Rembrandt e Velázquez

Bibliografia:
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. 16ª. Edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.
Capítulos a ler:
Cap. 19, "Visão e Visões" (p.276)
Cap.20, "O espelho da natureza" (p.299)

6ª Aula - Arte moderna (I): Impressionismo
Rupturas da arte moderna no século XIX e XX
Impactos da disseminação da fotografia

Bibliografia:
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. 16ª. Edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.
Capítulos a ler:
Cap. 25, "Revolução Permanente" (p.360)

7ª Aula - Arte moderna (I): Pós-Impressionismo
Rupturas da arte moderna no século XIX e XX
A pintura de Vincent Van Gogh

Bibliografia:
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. 16ª. Edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.
Capítulos a ler:
Cap. 26, "Em busca de novos padrões" (p.387)

8ª Aula - Vanguardas (I): Expressionismo
As vanguardas da primeira metade do século XX.
Características do expressionismo

Bibliografia:
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. 16ª. Edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.
Capítulos a ler:
Cap.27, "Arte experimental" (p.401)

9ª Aula  – Arte brasileira (I) – O modernismo da geração de 1922
O modernismo brasileiro: contexto histórico
A semana de arte moderna de 1922
Características da pintura de Anita Malfatti

Bibliografia
CARDOSO, Renata G. A crítica de arte no entorno de Anita Malfatti e seu reflexo na história da arte brasileira. Revista de História da Arte, v. 9, p. 127-148, 2008

10ª Aula  – Vanguardas (II): Surrealismo e Cubismo + Arte brasileira (II) – A geração de 1930
As vanguardas da primeira metade do século XX.
Características do expressionismo
O modernismo brasileiro: A geração de 1930
Características da pintura de Cândido Portinari

Bibliografia:
FABRIS, Anna Teresa; FABRIS, Maria Rosaria. A função social da arte: Cândido Portinari e Graciliano Ramos. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 38, p. 11-19, 1995.
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. 16ª. Edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.
Capítulos a ler:
Cap.27, "Arte experimental" (p.401)

11ª Aula – Do pop art à arte urbana do século XXI
A obra de Andy Warhol e Basquiat
O grafite de Banksy e d’Os Gêmeos

Bibliografia:
SCHNEEDORF, José. Banksy Vs. Warhol Arte Urbana, Arte Pop e Reprodutibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário